Como transformar ações isoladas em campanhas digitais?

Conhecer o público potencial, estimular o consumo do seu produto ou serviço e (re)conhecer o seu ponto de partida para construir objetivos de marketing.

Como transformar ações isoladas em campanhas digitais?

O planejamento de marketing é muito importante para conquistar objetivos de comunicação. Mas como definir objetivos e metas de maneira integrada para finalmente transformar os posts aleatórios em campanhas de fato?

É natural que os esforços de comunicação estão voltados para a promoção de vendas, contudo, em um ambiente competitivo e de público pulverizado, é preciso compreender as várias etapas de uma campanha online, respeitar a frequência das ações e seguir um roteiro de marketing voltado para o seu segmento. Ou seja, é preciso eleger objetivos claros para atingir resultados com os esforços investidos em marketing digital.

Quando o objetivo é vender

Para transformar ações de marketing digital com foco em resultado de vendas é necessário criar funis de conversão e estudar cada um de seus níveis, antes de iniciar o planejamento de ações.

O ideal é ter um funil adaptado para cada produto ou serviço e criar metas específicas para cada etapa. Essas metas serão o objeto de retorno e precisam estar definidas através de análises específicas dentro do histórico de vendas da empresa.

É aconselhável considerar um período anterior, medir resultados quantitativos de tendências de vendas e principalmente identificar os canais de vendas, bem como a relevância destes para o consumidor. A partir desses números é possível projetar o crescimento do próximo período, onde as ações digitais estarão ativas, e estabelecer os parâmetros de acompanhamento, que geralmente são os indicadores mensais de vendas.

Outro ponto importante é adotar uma estratégia de venda. Ela é a referência do plano de publicidade e comunicação digital, que juntas são responsáveis pelas oportunidades que o time de vendas precisa para aumentar as vendas.

Quando o objetivo é comunicar

Durante o planejamento das ações, divida suas metas entre 6 canais: orgânico, direto, referência, mídia paga e redes sociais. Compreenda a relevância de cada um para o segmento de mercado e o comportamento do público alvo potencial.

Recupere, se possível, o histórico anterior das ações de publicidade e marketing para compreender tendências, analisar sua audiência e optar pelas alternativas corretas. Contudo, se a comunicação é um ambiente completamente novo, comparar as ações da concorrência, analisar pontos fortes e fraquezas é indicado para encontrar boas oportunidades.

A mídia paga oferece bons retornos, mas partindo de dados provenientes do alcance orgânico o anunciante pode contar com um referencial e reduzir seus custos futuramente, isto é, no momento que precisará atingir leads qualificados para conversões.

Quando o objetivo é posicionar-se

Posicionamento é muito mais que divulgar serviços, causas, endereços e produtos. Posicionamento está ligado ao discurso e aos valores da marca. A sua construção é indispensável para o marketing digital, pois é através dele que clientes e seguidores se manterão engajados, o que facilita a integração e o impacto das campanhas.

Principalmente no ambiente digital o posicionamento de marca precisa corresponder com a realidade do anunciante, pois os esforços na construção deste ideal resulta também em expectativas no consumidor que precisam ser (no mínimo) superadas ao longo do tempo.

Philip Kotler, renomado autor de marketing, diz que “Posicionamento é mostrar para seu público-alvo, qual é a diferença entre você e seus competidores”. Portanto é algo concreto que precisa ser exposto através do design, do discurso publicitário, do relacionamento com o público, na prática mercadológica e principalmente na comunicação integrada.

Comunicar e posicionar-se para vender são objetivos interligados, mas precisam ser tratados particularmente no planejamento de marketing digital. Para comparar, basta observar que as conversões só acontecem depois de vários acessos a determinada marca?—?anúncio display, site otimizado, redes sociais?—?e a atribuição desse resultado não pode ser isolada, pois desconsidera os esforços de ações integradas.

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