O briefing é mesmo relevante para minha empresa?

Existe um desconforto em contar tudo sobre a sua empresa para uma agência? Conheça a relevância desta etapa do planejamento.

O briefing é mesmo relevante para minha empresa?

Entenda a relevância deste documento para acompanhar de perto as ações contratadas.

O que é o briefing?
É o documento, utilizado por agências e criativos, que contempla todo o histórico da marca ou empresa, além de informações particulares, desde dados mais simples como segmento mercadológico até questões específicas, como as fragilidades em relação a concorrência.

Para determinados serviços o próprio cliente responde a um questionário e descreve seus anseios e exigências, sem orientação e com respostas fechadas. Mas porque seguir sempre o mesmo roteiro pode comprometer todo o projeto?
Pois bem, profissionais de comunicação dependem de várias informações para compreender a finalidade de determinados serviços, e durante o desenvolvimento do trabalho precisam conciliar a pertinência daquele material para o público alvo com as preferências do anunciante. Portanto se as respostas contidas no briefing não forem pontuais, claras e bem orientadas as informações importantes acabam fora de contexto e prejudicam o resultado final, ou seja, não alcançam as expectativas do anunciante.

Então, qual o modelo ideal de briefing?
Ao pé da letra, o termo significa “instruções” e uma conversa objetiva é essencial para analisar pontos importantes da empresa, tais como, o ambiente de mercado, tendências e oportunidades. É um bate papo, que estimula a auto avaliação e a troca de conhecimentos.

Para gestores, contratantes ou anunciantes o histórico da própria marca, perfil dos consumidores, informações sobre seus produtos e serviços é evidente. Mas é justamente o compartilhamento e a compreensão deste conhecimento que determinará os resultados assertivos das campanhas digitais.

Para campanhas contínuas o briefing também serve de apoio às ações e para a análise do desempenho de uma campanha. Por isso, o modelo ideal é um documento que seja constantemente atualizado, contendo informações reais sobre os principais acontecimentos da empresa.


Como sentir segurança para abrir informações importantes?
O tipo de informações que precisarão ser fornecidas durante as reuniões, dependem dos objetivos de comunicação e marketing de cada empresa. É provável que se existe algo a ser melhorado internamente, como preços menos competitivos por exemplo, a equipe de planejamento precisará ser alertada para conduzir a comunicação corretamente. É melhor prevenir do que lidar com o fracasso nos investimentos em mídias erradas, não é mesmo?

Sentir-se à vontade para falar abertamente sobre as dores e necessidades da empresa e ter segurança para fornecer informações corporativas, metas e projetos para o futuro é essencial. São assuntos delicados e por isso é imprescindível conhecer o histórico da agência contratada, sua conduta ética e profissional diante do mercado. E assim, como acontece em uma amizade, a relação de confiança será alimentada com transparência e lealdade ao longo do tempo.

Participar ativamente da construção do briefing e de reuniões de acompanhamento é comprometer-se com o sucesso das ações e projetos digitais. É investir corretamente os esforços, o tempo e o dinheiro destinados ao marketing digital.


E se precisar de auxílio para refletir sobre comunicação digital, estamos a disposição.