Facebook disponibiliza novos espaços para melhorar audiências patrocinadas.

O grande volume de anunciantes pressionou as empresas a repensarem suas estratégias de marketing digital e investimentos em meios digitais.

Facebook disponibiliza novos espaços para melhorar audiências patrocinadas.

O grande volume de anunciantes pressionou as empresas a repensarem suas estratégias de marketing digital e investimentos em meios digitais.

Até 2016 o facebook já havia conquistado a marca de 3 milhoes de anunciantes e pensando nisso  muitas novidades foram lançadas no ano seguinte, o que proporcionou um novo ambiente para a interação entre marcas e potenciais consumidores.
Se as estratégias de marketing digital já precisavam ser transformadas todos os dias, por conta desse novo ritmo, a atenção para a estruturação da campanha passou a ser redobrada. Entre as prioridades destacaram-se a importância de eleger o melhor conteúdo e conciliar o investimento em mídia e criatividade.

Mesmo com tantos esforços, analistas e consultores sentiram as mudanças, já visíveis em relatórios de audiência dos anúncios pagos em redes sociais, e passaram a compreender uma outra tendência dentro da famosa rede social: o caminho para as chamadas “bolhas” sociais.

As bolhas são basicamente o círculo social que os usuários passam a interagir com mais frequência, a audiência orgânica dos grupos é um exemplo clássico ( a novidade foi poder vincular páginas aos grupos).
Muito bem, para compreender melhor, usuários,páginas e anúncios pagos passaram a competir o mesmo espaço e para que o facebook continuasse a entregar o anúncio para as pessoas certas, foi preciso submeter a verba a um leilão mais estruturado, que considera muitas particularidades, inclusive a relevância dos anúncios para os usuários.

Além disso, para comportar tantos anunciantes a plataforma aumentou os espaços para publicidade, fazendo com que o feed de notícias se tornasse o espaço mais concorrido. Dentro dos objetivos, de reconhecimento, consideração e conversão há uma subdivisão em diferentes formatos. Confira os posicionamentos disponíveis para 4 plataformas:   

No facebook:
- Feeds
- Instant Articles: Formatos de imagem e vídeo em notícias otimizadas para leitura dentro do facebook.
- Vídeos in-stream: Formatos de vídeo que precisam ser visualizados antes da continuidade do conteúdo.
- Coluna da direita
- Vídeos sugeridos

No instagram:
- Feed
- Histórias

No messenger
Página inicial
Mensagens patrocinadas

Audience Network
Nativo, banner e Intersticial
Vídeos in-stream
Vídeos com incentivo


Outra curiosidade é que, no gerenciador de anúncios é possível escolher em quais modelos de dispositivos os anúncios serão exibidos e excluir a audiência com características interesses irrelevantes para o anunciante.
Também é possível ativar ofertas: Criar uma oferta que as pessoas possam salvar e sobre as quais possam receber lembretes para aumentar as conversões.
Trabalhar com captação de leads: Coletar informações de cadastros de pessoas interessadas nos seus negócios e criar testes A/B em anúncios para testar estratégias do conjunto de anúncios.
Integrar o mesmo anúncio em mais de uma página.
Gerenciar anúncios e relatórios do instagram e do facebook simultaneamente.

Por isso, da próxima vez que for investir verbas para divulgação no facebook, estude todas as possibilidades e escolha sempre por um planejamento de ações integradas.

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