Tudo aquilo que você pode fazer no planejamento de marketing digital

Dedicar um tempo para a elaboração dele trará bons frutos para a empresa

Tudo aquilo que você pode fazer no planejamento de marketing digital

O planejamento estratégico em marketing digital é um dos fatores mais importantes ao falarmos de sucesso na web. Ele é capaz de facilitar a divulgação da empresa, produtos e serviços na internet. No entanto, é importante que se tenha a consciência do quão é importante ter um planejamento de marketing. Os erros e acertos da empresa podem ser norteados por ele. Dedicar um tempo para a elaboração dele trará bons frutos para a empresa.

 O que é?

Tudo que sua empresa fará online, desde a divulgação da marca, dos produtos ou ainda dos serviços. O planejamento funciona como um guia que vai auxiliar a colocar as estratégias e ações em prática.

O planejamento é a cara da sua empresa, afinal, não se pode fazer um sem que a identidade da empresa esteja nele. 

Como fazer?

1- Pesquisa

Nesse primeiro momento, a pesquisa definirá o rumo da comunicação da empresa. Os objetivos e as metas da comunicação online serão definidos aqui, mas além disso será analisado o cenário em que a empresa está, seu segmento e a sua atuação na web. Ah, e não se esqueça do seu público, ele será fundamental para direcionar os conteúdos que virão mais tarde.

2- Plano de ação

Aqui serão decididos os canais que o conteúdo será disposto após a criação, depois de criado, a empresa deve se atentar na forma como será colocado na web, a linguagem que converse diretamente com o seu público. 

3- Redes Sociais

É extremamente importante que a empresa esteja presente nas redes sociais, se já existe um público-alvo definido, definir uma linguagem para conversar com ele, é o próximo passo. Com um conteúdo de qualidade e uma linguagem adequada para seu público, a empresa se torna ainda mais eficiente nas redes sociais em que está presente.

4- Cronograma

Para que o planejamento seja posto em prática, o cronograma também é um aspecto chave, nele irá conter as atualizações de conteúdo, as distribuições dele de acordo com o público, a estratégia usada, a ação colocada em prática. Em suma, dará o Norte de todo o planejamento de marketing realizado.

5- Monitoramento

Essa é a fase dos resultados e a análise deles. Com base no que foi planejado, conteúdos, ações e estratégias foram colocados em prática. O monitoramento avalia por exemplo, os acessos, melhores conteúdos, visitas, etc. Sendo assim, a partir daqui poderão ser criados conteúdos similares, que deram resultado ou então repensar parte do planejamento que não foi tão abrangente. O Google Analytics é uma ferramenta que é capaz de auxiliar a tomar esse tipo de decisão.

Cabe lembrar que o planejamento de marketing digital é adequado conforme o tamanho de cada empresa.